sábado, 17 de maio de 2014

Wicked: Sinopse, Ato II


Ato II


Alguns meses se passaram e a oposição de Elphaba ao regime do Mago lhe rendeu o título de "A Bruxa Malvada do Oeste" (reprise de "No One mourns the Wicked"). Há rumores de que a alma da bruxa é tão impura que a água limpa poderia derreter-la. Glinda, agora assistente do Mágico e adorada por todos, pronuncia-se noiva de Fiyero. Informando-o que ele tem que aceitar o fato de que Elphaba não quer ser encontrada, Glinda tenta parecer feliz mesmo com o declínio da afeição de Fiyero ("Thank Goodness").

Enquanto isso, Elphaba chega em sua antiga casa, a residência do Governador em Munchkinland, em busca de refúgio. Nessarose é a governadora agora, e lamenta que o seu pai "morreu de vergonha", depois de Elphaba rebeldemente desafiar o Mágico. Ela critica Elphaba por não usar seus poderes recém-descobertas para ajudar a sua própria irmã. Culpada, Elphaba encanta os sapatos de jóias de Nessarose, transformando-os em sapatilhas de ruby, permitindo-lhe caminhar. Boq é convocado, e ele lamenta que Nessarose é tão "má" quanto Elphaba para tirar dos Munchkins os seus direitos e proibindo-os de sair de Munchkinland. Nessarose explica que ela fez isso para manter Boq com ela, mas agora tem a certeza que ele vai ficar com ela por sua própria vontade, agora que ela já não é aleijada. No entanto, Boq insiste que ele deve ser livre para ir atras de Glinda, chegando ao ponto de brandir uma faca quando sua "Madame Governadora" se recusa a deixá-lo ir. Magoada e irritada, Nessarose tentar lançar um feitiço do Grimmerie para fazer Boq se apaixonar por ela, no entanto a sua capacidade de compreender a linguagem perdida dos feitiços não é tão boa quanto o de sua irmã, e ela pronuncia as palavras mágicas que fazem com que Boq, literalmente, perca o seu coração. Enquanto Elphaba tenta salvá-lo, Nessarose reflete sobre como estar "sozinha e sem amor" a levou às suas ações perversas, e teme de que ela mereça o novo título infame de "A Bruxa Má do Leste". Elphaba diz que nada vai ser o suficiente para sua irmã mais nova e parte deixando-a para sempre, apesar dos apelos frenéticos de Nessarose para que sua irmã fique. Quando Boq acorda, ele fica horrorizado ao descobrir que Elphaba o transformou em um de Homem de Lata, para que ele pudesse viver sem um coração, e uma Nessarose desesperada coloca toda a culpa em sua irmã, enquanto Boq foge de horror, acreditando que Elphaba o amaldiçoou por deixar a irmã.

Retornando ao palácio do Mágico, Elphaba tenta libertar os macacos alados restantes. O Mágico tenta recuperar seu favor, ao concordar em libertá-los, contando como o Ozianos o saudaram como o Mágico quando ele veio pela primeira vez para Oz em um balão da América. Ele explica que ela poderia, também, ser saudada por todos, se ela se juntar a ele ("Wonderful").

Ao descobrir o doutor Dillamond agora mudo entre os macacos, no entanto, Elphaba rejeita a oferta. Ao tentar escapar, ela esbarra em Fiyero, que foge com ela, confirmando que ele a ama. Glinda vê isso e fica triste pois ela foi traída por aqueles que são mais próximos a ela (reprise de " I'm Not that Girl").

Quando Glinda afirma que Elphaba pode ser atraída ao espalhar um boato de que Nessarose está em perigo, a diabólico Madame Morrible cria um ciclone que traz a casa de Dorothy Gale para Oz e esmaga Nessarose, matando-a. Enquanto isso, Fiyero e Elphaba expressam seu amor em uma floresta escura ("As Long as You're Mine"), mas Elphaba sente que sua irmã está em perigo.

Antes que ela saia para ajudar, Fiyero explica a Elphaba que sua família tem um castelo vazio bem afastado. Ele promete a ela que ela pode se esconder lá e que ele irá se juntar a ela. Ela então voa até Nessarose, mas é tarde demais; chegando logo após Glinda enviar Dorothy e Totó pela longa estrada de tijolos amarelos. Os guardas do palácio capturam Elphaba, mas Fiyero intervém, permitindo que Elphaba escape antes de render-se. Os guardas o arrastam para um milharal próximo para ser torturado ou mesmo morto, a menos que ele lhes diga sobre o paradeiro de Elphaba. No castelo, Elphaba tenta conjurar qualquer magia que puder para salvar Fiyero, mas pensando que ela falhou, ela começa a aceitar a sua reputação como "má" ("No Good Deed").

Dorothy, o Espantalho, Boq - agora o Homem de Lata - e Leão Covarde são enviados para matar Elphaba ("March of the Witch Hunters"). É revelado que o Leão Covarde é o filhote de leão que Elphaba libertou; Boq afirma que ela o transformou em um covarde por não deixá-lo lutar suas próprias batalhas. Enquanto isso, Elphaba captura Dorothy, recusando-se a soltá-la até que ela abra mão dos sapatos de rubi de Nessarose - as únicas coisas deixadas de sua irmã morta. Glinda viaja para o castelo de Elphaba para convencê-la a deixar Dorothy ir. Apesar de Elphaba se recusar, as duas mulheres se perdoam, reconhecendo que ambas cometeram erros. Elphaba faz Glinda prometer que ela não vá limpar seu nome se assumir a responsabilidade de Oz, permitindo a Elphaba desaparecer. Para ajudá-la em seu futuro, Elphaba dá o Grimmerie para Glinda. As duas amigas se abraçam pela última vez antes de dizer adeus para sempre, e reconhecer que elas são o que são porque eles se conheceram ("For Good"). Imediatamente depois, quando Dorothy joga um balde de água sobre Elphaba, a bruxa parece derreter. Glinda, sem estar completamente certa sobre o que aconteceu, vê que tudo o que resta de sua amiga é seu chapéu preto e um frasco de elixir verde. De volta à Cidade Esmeralda, Glinda lembra o Mágico de que ele tem uma garrafa idêntica, e é revelado que o Mágico é o pai biológico de Elphaba, sendo o estranho com quem sua mãe teve um caso. Supõe Madame Morrible que Elphaba tinha poderes especiais porque ela era uma criança tanto de Oz como do mundo exterior. Glinda ordena que o Mágico deixe Oz em seu balão e envia Madame Morrible para a prisão antes de se preparar para enfrentar os cidadãos de Oz, retornando para a cena de abertura do show.

Enquanto isso, Fiyero tinha de fato sido transformado no Espantalho quando Elphaba lançou os feitiços, salvando-o, portanto, das lanças dos guardas ozianos no milharal. Ele abre um alçapão no castelo de Elphaba, por onde la ela tinha descido, apenas fingindo morrer para o benefício dos outros. Enquanto Elphaba e Fiyero deixam Oz para sempre, Glinda continua sua celebração agridoce com os cidadãos de Oz. Elas olham para o céu, individualmente valorizando sua amizade verdadeira e reconhecendo que elas mudaram para melhor, porque elas se conheceram. ("Finale").

~~~~ * ~~~~

__________________________
Fontes:

  1. Winnie Holzman – Wicked's bookwriter. MusicalSchwartz, 2007.
  2. Maguire, Gregory. Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West. [S.l.]: ReganBooks, 1995. ISBN 978-0-06-039144-7
  3. David Cote. Wicked: The Grimmerie: A Behind-the-Scenes Look at the Hit Broadway Musical. [S.l.]: Hyperion, 2005. ISBN 978-1-4013-0820-9


Nenhum comentário:

Postar um comentário