sábado, 17 de maio de 2014

Wicked: Criação e Desenvolvimento [parte 2]


Enquanto o projeto seguiu a ideia de Maguire de recontar a história do filme de 1939 a partir da perspectiva de seu principal vilão; o enredo da adaptação para o teatro "vai muito além" do romance. Como Holzman observou em uma entrevista para a Playbill, "Foi a ideia brilhante de Maguire de aproveitar esta figura odiada e dizer as coisas do seu ponto de vista; de ter as duas bruxas como companheiras de quarto na faculdade, mas a maneira em que a amizade delas se desenvolve - e realmente a trama toda - é diferente no palco". Schwartz justificou o desvio, dizendo: "Primeiramente estamos interessados ​​na relação entre Galinda - que se torna Glinda - e Elphaba... a amizade dessas duas mulheres e como seus personagens levam a destinos completamente diferentes". Em adição a esta mudança de foco, outras modificações incluem a aparência de Fiyero como um espantalho, sobrevivência da Elphaba no final, Nessarose utilizando uma cadeira de rodas, em vez de ter nascido sem braços, Boq tendo um interesse amoroso contínuo por Glinda, o corte completo de anos de Elphaba e com Vinkus e o Doutor Dillamond não sendo assassinados.

O libreto, letras e partituras para o musical foram desenvolvidos através de uma série de leituras. Para estas oficinas de desenvolvimento, Kristin Chenoweth, atriz vencedora do Tony a quem Stephen Schwartz tinha em mente ao compor a música para a personagem, juntou-se ao projeto como Glinda. Stephanie J. Block originalmente ensaiou o papel de Elphaba antes da colega Idina Menzel ser escalada para ele no final de 2000. No início do mesmo ano, os criadores recrutaram o produtor nova-iorquino David Stone, que começou a transição da produção do workshop em uma produção completa “Broadwaydiana”. Joe Mantello foi contratado como diretor e Wayne Cilento como coreógrafo, enquanto a estilista premiada do Tony, Eugene Lee, criou o cenário e a estilização para a produção baseada em ambas as ilustrações originais de W. W. Denslow para os livro de Baum e das concepções de Maguire, onde a história está sendo contada através de um relógio gigante. A figurinista Susan Hilferty criou mais de duzentos figurinos em estilo eduardiano, enquanto que o designer de iluminação Kenneth Posner usou mais de 800 luzes individuais para dar a cada um dos 54 cenários distintos e locais "seu próprio clima.". Até abril 2003, um elenco completo tinha sido montado e preparado o show para sua estreia pública.

Continue lendo!

[parte 3]

Fontes:

1.   WickedInternet Broadway Database, 2007.
2.   Longest Running Broadway Shows. Weblists, 2003.
5.   John Bucchino and the Origins of Wicked. MusicalSchwartz.com, 2007.
6.   Winn, Steven. 'Wicked' blesses SchwartzSan Francisco Chronicle, 2011.
7.   Wicked – A Brief History. Wicked West End, 2007.
8.   Winnie Holzman – Wicked's bookwriter. MusicalSchwartz, 2007.
10. Wicked – Script. MusicalSchwartz.com, 2007.

11. Maguire, Gregory. Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West. [S.l.]: ReganBooks, 1995. ISBN 978-0-06-039144-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário