domingo, 18 de maio de 2014

Wicked: Análise Musical


A trilha sonora de Wicked é fortemente temática, tendo em alguns sentidos mais semelhança com muitas trilha sonoras cinematográficas. Enquanto que as partituras de musicais empregam novas melodias para cada música com pouca sobreposição, Schwartz integrou um punhado de leitmotivs ao longo da produção. Alguns desses temas indicam ironia - por exemplo, quando Galinda presenteia Elphaba com um chapéu em "Dancing through life", a trilha reprisa o tema de "What is this feeling?" algumas cenas antes, em que Elphaba e Glinda mostram seu ódio mútuo uma pela outra.

Dois temas musicais se desenvolvem em Wicked durante a sua trilha sonora. Embora raramente Schwartz reutilize temas ou melodias de trabalhos anteriores, o primeiro tema de Elphaba veio de The Survival of St. Joan, em que ele trabalhou como diretor musical.  "Eu sempre gostei muito dessa música e eu nunca consegui descobrir o que fazer com ela", comentou em uma entrevista em 2004. Uma progressão que ele escreveu primeiramente em 1971, tornou-se um tema importante da orquestração do show. Ao alterar os instrumentos que carregam cada tema, Schwartz permite que a mesma melodia surja de diferentes modos. Na abertura, a música é feita pela parte de bronze da orquestra, seguida de uma percussão pesada. O resultado é, nas próprias palavras de Schwartz, "como uma sombra gigante aterrorizando você". Quando tocada pelo piano acompanhada de um baixo elétrico em "As Long As You're Mine", no entanto, a mesma progressão de acordes se torna a base para um dueto romântico. E com novas letras e uma ponte alterada, o tema constitui o núcleo da música "No One Mourns the Wicked" e sua reprise.

Schwartz usa um tema "Unlimited" como o segundo maior em toda a produção musical. Embora não incluso como uma canção intitulada, o tema aparece e um Intermezzo em diversas canções da peça. Em tribute a Harold Arlen, que compôs para a adaptação em filme em 1939, a melodia de "Unlimited" incorpora as primeiras sete notas musicais de "Over the Rainbow." Schwartz incluiu isso como uma piada, já que, "Segundo as leis de direitos autorais, se você chegar até a oitava nota, alguém pode vir e dizer, 'Oh você roubou minha melodia.' A canção é disfarçada e completamente diferente ritmicamente, além de ser harmonizada de forma distinta....é bem variada, mas ainda assim continua sendo as sente primeiras notas de 'Somewhere Over the Rainbow'".Schwartz também obscureceu o tema de origem usando uma minor key é várias passagens. Isso também cria um contraste entre as canções, como por exemplo em "Defying Gravity", que é escrita primariamente na chave de D-flat major. Na canção "The Wicked Witch of the East", todavia, quando Elphaba finalmente usa seus poderes para fazer sua irmã andar, o tema "Unlimited" é tocado em uma major key.

___________________________________
Fontes:

1.   Wicked – Musical Themes. MusicalSchwartz.com, 2007.
2.   Defying GravityMusicnotes.com, 2007



Nenhum comentário:

Postar um comentário