sábado, 17 de maio de 2014

Wicked: Criação e Desenvolvimento [parte 3]


Em 28 de maio de 2003, a primeira apresentação pública de Wicked foi realizada no Curran Theatre em São Francisco, usando os teatros SHN nos testes pré-Broadway. Depois de abrir oficialmente em 10 de junho de 2003, ele foi exibido por mais um mês e terminou em 29 de junho de 2003. A reação do público foi positiva e embora os críticos tenderam a elogiar a estética e o espetáculo do show, eles criticaram as canções e a coreografia. Dennis Harvey, do Variety, comentou positivamente sobre o trabalho técnico e o vestuário, mas criticou também o roteiro e as letras “banais” das músicas, enquanto que Karen D'Souza, do San Jose Mercury News escreveu sobre o ar carnavalesco da obra. Observando as críticas, a equipe criativa começou a fazer grandes mudanças e ajustes antes da sua transferência para a Broadway.  Winnie Holzman afirmou que, "Stephen Schwartz sabiamente insistiu em ter três meses para reescrever no período entre o momento em que terminou as apresentações em São Francisco e quando estávamos para voltar para os ensaios em Nova York; o que foi crucial para o crescimento do show.".

Elementos do roteiro foram reescritos, enquanto várias músicas passaram por transformações menores. Isto incluiu a excisão de "Which Way is the Party?" ("Para que lado fica a festa"?); a música introdutória ao personagem Fiyero, que foi posteriormente substituída por "Dancing Through Life" ("A dança através vida"), com o medo de Schwartz que a primeira deixou de ser uma clara "declaração da filosofia de vida de Fiyero". Além disso, havia a preocupação de que a Elphaba de Menzel havia "ficado um pouco ofuscada" pela Glinda de Chenoweth. O crítico do San Francisco Chronicle, Robert Hurwitt escreveu que, "a intensa Elphaba, a Bruxa Malvada de Menzel, precisava de uma chance de realizar seu próprio caminho ao lado da gloriosamente e insidiosamente borbulhante Glinda de Chenoweth"; fazendo a equipe de criação realizar mudanças em sua personagem para torna-la mais "mais proeminente." Sobre as revisões para a Broadway, Schwartz lembrou: "Era claro que havia trabalho a ser feito com revisões a serem feitas no roteiro e nas partituras. A crítica da comunidade foi, francamente, muito útil para nós. Nós aprendemos muito com os comentários, que eram honestos e construtivos, ao contrário de Nova York, onde os críticos se decidiam antes de vir para o teatro".  Em 30 de outubro 2003, o musical estreou na Broadway. 


~~~~ * ~~~~

_______________________________
Fontes:

1.   WickedInternet Broadway Database, 2007.
2.   Longest Running Broadway Shows. Weblists, 2003.
5.   John Bucchino and the Origins of Wicked. MusicalSchwartz.com, 2007.
6.   Winn, Steven. 'Wicked' blesses SchwartzSan Francisco Chronicle, 2011.
7.   Wicked – A Brief History. Wicked West End, 2007.
8.   Winnie Holzman – Wicked's bookwriter. MusicalSchwartz, 2007.
10. Wicked – Script. MusicalSchwartz.com, 2007.

11. Maguire, Gregory. Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West. [S.l.]: ReganBooks, 1995. ISBN 978-0-06-039144-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário