Ato I
Enquanto os cidadãos de Oz celebram a morte da Bruxa Malvada do Oeste, Glinda desce para o palco em sua bolha para confirmar as circunstâncias do fim da Bruxa. Ela lembra que a Elphaba de pele verde, que iria crescer e se tornar a Bruxa, foi concebida durante um caso entre a esposa do antigo governador Munchkin e um misterioso estranho com uma garrafa de elixir verde. Todo mundo tinha repulsa de Elphaba partir do momento em que ela nasceu, e por isso Glinda pede aos Ozianos empatia ("No One Mourns the Wicked") com o seu lado da história. O restante da trama torna-se uma extensa narrativa flashback através dos acontecimentos da vida de Glinda e Elphaba.
Na Universidade de Shiz, o par se encontra pela primeira vez com uma reunião dos amigos ("Dear Old Shiz"). Elphaba fica surpresa de que todos os alunos, incluindo a popular e superficial Galinda, a insultam. A única razão para que Elphaba seja enviada para Shiz é cuidar de sua bela e irmã mais nova, Nessarose, favorita de seu pai. Apesar da aversão instantânea entre Elphaba e Galinda seja mútua, Madame Morrible, diretora de Shiz, torna-as companheiras de quarto. Elphaba é excluída do Seminário de Madame Morrible, mas quando Elphaba revela um talento inato mágico em um momento súbito de raiva, Morrible nota que seus talentos podem ser usados pelo Mágico de Oz. Elphaba sonha com o que ela e o Mágico possam realizar juntos ("The Wizard and I").
Galinda e Elphaba depois escrevem para casa sobre suas infelizes companheiras de quarto ("What is this Feeling?"). Os estudantes se reúnem em uma aula de história ensinada pelo Doutor Dillamond, uma cabra e único professor animal de Shiz, que fica chamando Galinda de "Glinda". Depois de dispensar a classe após a descoberta de uma frase anti-animal no quadro negro (que diz: "Os animais devem ser vistos e não ouvidos"), o Doutor Dillamond confia para Elphaba que algo está fazendo com que os animais de Oz percam os seus poderes de fala ("Something Bad"). Elphaba acredita que o Mágico é o único pessoa que pode ajudar.
Fiyero, um príncipe, então chega a Shiz e imediatamente impressiona os estudantes com seus estilo de vida despreocupado ("Dancing Through Life"). Obcecado com Galinda, um Munchkin chamado Boq pede para ela acompanhá-lo a uma festa no salão de baile Ozdust (Ozdust Ballroom), mas após ter se sentido “conectada com Fiyero”, Galinda pede para que ele convide Nessarose ao contrário dela. Nessarose, não percebendo os reais motivos de Galinda para que Boq a convide, fica encantada, e diz que ela e Elphaba desejam retribuir o ato de alguma forma. Mais tarde, Galinda descobre um chapéu preto pontiagudo em uma caixa e dá para Elphaba como um presente de brincadeira. Elphaba, lembrando como Galinda tinha feito Nessarose feliz (e não percebendo que ela tinha segundas intenções), pede para que Madame Morrible reconsidere Galinda em seu Seminário. Quando, porém, Elphaba chega à festa usando o chapéu, ela é ridicularizada. Sem se preocupar, ela começa a dançar sozinha, sem acompanhamento musical. Sentindo-se culpada, Galinda se junta a ela, marcando o início de sua amizade. Enquanto isso, Boq convence a Nessarose que não foi pena que o levou a convidá-la, mas o fato de que ela é "tão bonita", não percebendo a extensão dos afetos de Nessarose por ele.
De volta em seu dormitório, Elphaba diz para Galinda que seu pai odeia ela por uma boa razão. Quando sua mãe ficou grávida novamente, ela tinha sido alimentada com leite-flores para evitar que seu segundo filho nascesse com pele verde. As flores, todavia, fizeram Nessarose nascer prematuramente, que a deixou incapacitada enquanto que sua mãe morreu no parto. Tendo simpatia, Galinda decide dar a Elphaba uma transformação total para ela ser aceita pelos outros colegas. ("Popular").
No dia seguinte, o Doutor Dillamond é preso por policiais ozianos. O novo professor de história chega com um filhote de leão enjaulado como objeto de uma experiência na sala de aula, revelando que os animais devem ser mantidos em uma nova invenção que ele criou, chamada de “gaiola”; o benefício é que os animais criados dentro dela não terão o poder da fala. Ele revela que em breve todos os animais ficarão mudos, o que deixa Elphaba indignada. Ela e Fiyero roubam o filhote e o libertam, e quando Elphaba começa a descobrir sentimentos românticos em relação a Fiyero, ela pessoalmente reafirma que ela "não nasceu" para ser amada ("I'm Not that Girl"). Madame Morrible a encontra, anunciando que Elphaba seria recebida em uma audiência com o Mágico de Emerald City.
Na estação de trem, Galinda, Fiyero, Nessarose e Boq vêem Elphaba partir, todos felizes com sua realização. Quando se torna evidente que Boq não está genuinamente interessado em Nessarose, Galinda se sente culpada e sugere que Boq não é a pessoa certa para Nessarose. Elphaba expressa preocupação sobre deixar sua irmã mais nova, mas uma Nessarose protestando insiste que ela vai se cuidar sozinha e sai. Em uma tentativa de impressionar Fiyero, Galinda anuncia que vai mudar seu nome para "Glinda" em homenagem à pronúncia persistente do Doutor Dillamond. Fiyero não percebe e sai. Glinda rompe em lágrimas. Sentindo-se mal por Glinda, Elphaba convida-a para ver juntas o Mágico.
Depois de um dia de passeio em Emerald City ("One Short Day"), Elphaba e Glinda conhecem o Mágico. Ele então convida Elphaba para se juntar a ele ("A Sentimental Man"). Ao testar os verdadeiros talentos de Elphaba, o Mágico pede a Elphaba para ela realizar um feitiço de levitação em seu servo macaco, Chistérico, usando o Livro das Sombras -um antigo livro de feitiços. Madame Morrible entrega o livro para Elphaba, tendo acabado de se tornar a nova "secretária de imprensa" do Mágico. Elphaba demonstra uma compreensão intrínseca da linguagem perdida contida no livro, e com sucesso dá asas Chistérico. No entanto, Elphaba pode ver que ele parece estar com dor e exige que Morrible e o Mágico de mostrem a ela como reverter o feitiço. Infelizmente, Morrible diz a Elphaba que "magias são irreversíveis". O Mágico então revela uma gaiola cheia de macacos alados, comprovando a extensão dos poderes de Elphaba. Ele faz o comentário de que eles (os macacos) serão espiões perfeitos. Após a pergunta de Elphaba sobre este comentário, Morrible e o Mágico tentam encobrir o que foi dito, mas é tarde demais, Elphaba agora percebe que o Mágico e Morrible estão por trás dos problemas em toda a Oz. Foi ele quem roubou dos animais seu poder de fala, e criou as gaiolas. Elphaba está chocada que seu herói uma vez admirado na verdade é um criminoso e uma fraude. Ainda assim, o Mágico quer que Elphaba se junte a ele usando seus poderes.
Incapaz de contemplar a situação, Elphaba pega o Grimmerie e corre dentro do palácio e Glinda corre atrás dela. Percebendo que ela pode saber muito sobre seus planos, o Assistente envia Morrible e seus guardas no encalço das duas. Eles finalmente chegam ao sótão do palácio onde Elphaba usa uma vassoura para barricar a porta. A voz de Morrible é ouvida de uma janela próxima, avisando toda Oz sobre a "Bruxa Má" e seu ato horrível para com os macacos inocentes. Elphaba e Glinda agora devem escolher qual o caminho que sua vida vai tomar. Em última análise, Glinda escolhe viver uma vida ao lado do Mágico, tornando-se uma figura pública dentro de Oz. Elphaba, no entanto, decide usar seu recém aprendido poder de levitação para voar para longe do palácio, para assim agir contra o Mágico e fazer o que ela acredita que é certo. Usando o Livro das Sombras, ela coloca um feitiço sobre a vassoura (com a qual ela estava barricando a porta) e voa para longe dos guardas do palácio quando eles invadem o sótão. Mas este ato público de desafio convence os Ozianos de sua maldade verdadeira eterna ("Defying Gravity").
Continue lendo!
[Ato II]
__________________________
Fontes:
__________________________
Fontes:
- Winnie Holzman – Wicked's bookwriter. MusicalSchwartz, 2007.
- Maguire, Gregory. Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West. [S.l.]: ReganBooks, 1995. ISBN 978-0-06-039144-7
- David Cote. Wicked: The Grimmerie: A Behind-the-Scenes Look at the Hit Broadway Musical. [S.l.]: Hyperion, 2005. ISBN 978-1-4013-0820-9









Nenhum comentário:
Postar um comentário